FUNÇÃO SE

O que é a Função SE?

A função SE é uma das mais importantes funções que o MS Excel oferece. Esta função permite fazer a comparações de valores ou textos e retornar um valor ou texto se o resultado da condição especificada for avaliada como VERDADEIRA ou retorno de outro valor caso seja avaliada como FALSA.

EXERCÍCIO PRÁTICO 01

  • Tempo estimado: 10 minutos.

1. Carregar o Excel.

Para você entender a função usaremos como exemplo um caso do nosso dia-a-dia. Digamos que estamos no curso de informática e que, no final da aula teríamos que tomar a seguinte decisão: Se no final da aula forem 15:00 h, então eu vou a casa de um colega fazer uma visita, senão for 15:00 h eu vou para a minha casa. Para nós a decisão é bem simples, no final da aula olhamos no relógio e seguimos o caminho previsto.

Vamos ver então como seria este caso escrito no Excel e utilizando a função SE.

Na célula B7, monte a seguinte fórmula:

=SE(B5>B3;"Ir para a casa do meu amigo";"Ir para minha casa")

Explicando a formula:

2 - Toda fórmula no Excel inicia com o sinal de igual (=).

Você irá utilizar os Operadores Relacionais

Os operadores relacionais serão utilizados em fórmulas, principalmente junto com a função SE.

Os Operadores Relacionais são:

Operador

Descrição

= igual a
<> ou >< diferente de
> maior que
>= maior igual a
< menor que
<= menor igual a

3 - SE é o nome da função que será utilizada (pode ser digitada em letra minúsculas também)

4 - B5 e B3 são as células que possuem os valores para fazer a comparação.

5 - O primeiro ponto-e-vírgula deve ser lido como "então" e retornará o valor verdadeiro da fórmula. Neste caso o resultado da comparação for verdadeiro será exibido "Ir para a casa do meu amigo".

Duas coisas precisam ser explicadas aqui: O quer dizer verdadeiro na fórmula? Verdadeiro é o valor que eu quero alcançar com a comparação, portanto, se forem 15:00 h eu vou visitar meu colega.

6 - O Segundo ponto-e-vírgula deve ser lido como "senão" e retornará o valor falso da fórmula. Neste caso, valor falso é aquele diferente do primeiro valor, portanto, se não forem 15:00 h eu vou para casa.

7. Salvar este arquivo na sua pasta, com seguinte nome: Entendendo da Função SE.

Na função acima você simplesmente comparou duas células, SE fossem iguais ENTÃO retornariam um resultado chamado de Verdadeiro, SENÃO fosse iguais retornariam outro resultado chamado de Falso.

Esta comparação foi feita com base em valores iguais mas poderiam ter sido feitas com base em outro operadores relacionais como: < (menor que), > (maior que), >= ou <=, etc.


Quando uma função SE for utilizada para executar algum cálculo, você deve montar primeiro a (s) fórmula (s) de cálculo, conferir o resultado e somente depois tentar resolver a fórmula com a função SE, isto é, a função SE existe para resolver um problema que normalmente aparece quando você fizer a cópia da fórmula para outra coluna ou na linha.

Se como resultado da comparação for exibir um texto, o mesmo deve ser escrito na fórmula entre aspas caso seja uma fórmula, as mesma não pode estar entre aspas.

Para compreender a utilização da função SE você pode treinar com base em comparações do dia-a-dia. Como por exemplo:

  • Se estiver calor coloque roupa fresca, senão coloque roupa normal.
  • Se trovejar tire o computador da tomada, senão deixe assim mesmo.
  • Se receber o pagamento compre 2 dúzias de ovos, senão compre apenas meia dúzia.
  • Se servir o sapato pode usar, senão doe para outra pessoa.
  • Se você gosta mesmo dela case-se, senão procure outra já.

Outro ponto importante para a criação de uma fórmula com a função SE é analisar qual será a seqüência de comparação quando tiver mais de duas opções.

Quando montar uma fórmula com a função fazer teste alterado os valores que ter certeza que a fórmula está correta para depois fazer cópias da mesma até o ponto desejado.

EXERCÍCIO PRÁTICO 02

  • Tempo estimado: 2 minutos.

1. Preencher as respostas abaixo e chamar o Professor para conferir.

Leia a seguinte função e responda as seguintes perguntas:

=SE(A1>=2;"Verdadeiro";"Falso")

1 - Qual seria o resultado da formula se na célula A1 tivesse digitado 1?

2 - Qual seria o resultado da fórmula se na Célula A1 tivesse digitado 2?

3 - Qual seria o resultado da fórmula se na Célula A1 tivesse digitado 8?

4 - Chame o Professor para ele conferir suas respostas.

 

EXEMPLOS DE FÓRMULAS COM A FUNÇÃO SE

 

EXERCÍCIO TEÓRICO

1. Abaixo temos vários exemplos para o uso da função SE.

Você deve analisar cada uma das fórmulas e ler ao lado a explicação do seu uso e funcionamento.

Para resolver planilhas mais adiante, você poderá retornar aqui para analisar os exemplos, tirando assim suas conclusões para resolver sua planilha.

Caso tenha dúvidas, chame o seu Professor para que ele as esclareça.

=SE(media>=7;"Aprovado";"Reprovado")

Compara a média com o valor 7. Se a média for maior ou igual a 7 imprime Aprovado, senão imprime Reprovado.
=SE(valor<>0:"Concluído";SE(data>=HOJE();"Programado";"Atrasado")) Na primeira comparação verifica se existe um valor ou é zero - se existir um valor é porque já está concluído, se não, continua a comparação - agora com uma data e a data de hoje - se a data for maior ou igual à de hoje é porque ainda está programado, senão é porque está atrasada.
=SE(vlrvenda>1000;vlrvenda*5%;vlrvenda*3%) Compara o valor de venda com valor 1000 (reais). Se o valor da venda for maior que 1000 ele calcula 5% sobre o valor da venda, senão ele calcula 3% sobre o valor da venda.

=SE(C9=1;"Benetton";SE(C9=2;"Corvete";SE(C9=3;"Ferrari";

SE(C9=4;"Jaguar";SE(C9=5;"Willians";SE(C9=6;"Toyota";

SE(C9=7;"MacLaren";"sem equipe")))))))

* a fórmula acima deve ser escrita numa única linha.

Compara o código que for digitado. Ele aceita 1 até 7 preenchendo com texto conforme este código. 1=Benetton, 2=Corvete, 3=Ferrari, 4=Jaguar, 5=Willians, 6=Toyota, 7=MacLaren ou sem equipe.

=SE(valor1<valorpadrao;"baixo";"normal")

Compara o valor de valor1 com o valor padrão. Se o valor1 for menor que o padrão, então ele exibirá "Baixo", senão exibe "Normal".

=SE(codigo=1;"Muito fácil";SE(código=2;"Muito difícil";"Médio")) Faz a comparação do Código com o número 1, se for verdadeiro retorna "Muito fácil", continua a comparação do Código com o número 2, se for verdadeiro retorna "Muito difícil", senão retorna Médio. É um exemplo de utilização de duas funções SE para obter 3 possíveis resultados.

=SE(valor=0;0;E26-A26)

Compara o valor contido numa determinada célula com o 0 (zero) para saber se tem algum número ou não neste local, se estiver vazia (valor 0), então exibe o 0 (zero), senão fazer um cálculo.

=SE(dtavenc<=HOJE();valor1-valor2;0)

Compara da data de vencimento de uma conta com a data de hoje (Função Hoje(), pega a data do teu computador). Se a data for menor ou igual a de hoje, ele faz o calculo de subtração, senão preenche a célula com 0 (zero), até chegar a data do vencimento.

=SE(A3="Personal";"Escola de Informática";"Outro ramo") Compara o conteúdo da célula A3, para saber se está escrito Personal. Se tiver, ele retorna como o texto "Escola de Informática", senão retorna com o texto "Outro ramo". Perceba que poderemos comparar texto com texto e que ambos devem ser escritos entre aspas (" ").

Mais exemplos prontos:

  • Para onde vou? Depende de quanto dinheiro tenho - clique aqui. Digite um valor qualquer e veja o resultado. Depois de experimentar, volte e não salve.

EXERCÍCIO PRÁTICO 03

 

1. Como primeiro exercício com a função SE, você deverá montar planilha CONTROLE DE NOTAS DE ALUNOS - Clique aqui.

 

EXERCÍCIO PRÁTICO 04

1. Para aprimorar nas fórmulas e na matemática você deve devorar a matéria a ser estudada, sendo assim, vamos montar uma planilha que é muito gostosa.

Iremos montar uma planilha para Calcular o Custo de uma RECEITA DE BOLO DE CHOCOLATE - Clique aqui.